Estamos trabalhando para melhorar a internet

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A Galinha Ruiva



Olá pessoal.
Leiam este texto que reflete bem a realidade em que vivemos no mercado de trabalho:
Uma galinha achou alguns grãos de trigo e disse aos seus vizinhos:
- Se plantarmos este trigo, teremos pão para comer. Alguém quer me ajudar a plantá-lo?
- Eu não – disse a vaca.
- Nem eu – emendou o pato.
- Então eu mesma planto- disse a galinha vermelha. E assim o fez. O trigo cresceu alto e amadureceu em grãos dourados.
- Quem vai me ajudara colher o trigo?- quis saber a galinha.
-Não faz parte das minhas funções- disse o porco.
-Eu me arriscaria a perder o seguro-desemprego- exclamou o pato!
- Então eu mesma colho- falou a galinha. E colheu o trigo ela mesma.
Finalmente, chegou a hora de preparar o pão.
- Quem vai me ajudar a assar o pão? – indagou a galinha vermelha.
-Só se me pagarem hora extra- disse a vaca.
-Eu não posso por em risco meu auxílio- doença- emendou o pato.
-Eu fugi da escola e nunca aprendi a fazer pão- disse o porco.
Ela, então assou cinco pães e pôs todos numa cesta para que os vizinhos pudessem ver. De repente, todo mundo queria pão. Mas a galinha simplesmente disse:
- Não, eu vou comer os cinco pães sozinhas.
- Lucros excessivos !- gritou a vaca.
- Sanguessuga capitalista! Exclamou o pato.
-Exijo direitos iguais! – bradou o ganso.
O porco só grunhiu.
Eles pintaram faixas e cartazes com a palavra “Injustiça” e marcharam em protesto contra a galinha. Quando um agente do governo chegou, disse à galinha:
- Você não pode ser tão egoísta assim.
- Mas eu ganhei esse pão com meu próprio suor- defendeu-se a galinha.
- Exatamente- disse o funcionário do governo. – Essa é a beleza da livre empresa. Qualquer um aqui na fazenda pode ganhar o quanto quiser. Mas, sob nossas modernas regulamentações governamentais, os trabalhadores mais produtivos têm que dividir o produto de seu trabalho com os que não são produtivos.
E todos viveram felizes para sempre….
Mas os vizinhos sempre se perguntavam por que a galinha nunca mais fez um pão e por que a fazenda faliu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário